In Blog

Em resumo, Franquia ou Francishing se trata de um modelo de negócio em que o franqueador, ou seja, aquele que estruturou o modelo de negócio, replica este  modelo, sob o pagamento da taxa de licença (os royalties), autorizando o franqueado a utilizar e explorar o negócio estruturado pelo franqueador. O franchising de um negócio envolve a licença de uso das marcas do franqueador, a transferência de know-how, a estrutura física do ponto comercial, os produtos e serviços mediante o pagamento de taxas e royalties, cujos valores e formas de pagamento são diferentes em cada franquia.

Esse modelo é indicado para empreendedores que desejam ter um negócio próprio, entretanto, querem mitigar o risco de ter um negócio mal sucedido. Afinal, a franquia oferece o diferencial de ter sua base testada, padronizada e reconhecida pelo público-alvo.

Neste conteúdo, você vai saber como abrir uma franquia, além de conhecer o funcionamento desse sistema. Boa leitura!

Como funciona o sistema de franquias?

O sistema de franquias é uma espécie de rede, em que existe o franqueador, que é a Pessoa Jurídica detentora dos direitos sobre a marca, desenho industrial e/ou patente, e o franqueado. Este último se compromete a seguir o modelo de negócio para, assim, usar, resguardado pela licença de uso, as propriedades industriais e/ou intelectuais do franqueador como se fosse sua.

Existem diversos tipos de franquias. Porém, há dois modelos mais comuns:

1. Franquia unitária

Consiste na abertura de uma única unidade cujo local deve ser analisado e determinado pelo franqueador. Vimos esse tipo de franquia em lojas e quiosques dispostos em shopping center.

2. Franquia máster

Nesse modelo, um subfranqueador adquire o direito de uso com exclusividade das propriedades intelectuais em uma determinada região do país, estado ou cidade. Desta forma, ele pode abrir diversas unidades e terceirizá-las.

como abrir uma franquia

Como abrir uma franquia?

O primeiro passo é analisar com cautela se esse é o modelo de negócio mais apropriado para o seu perfil empreendedor. 

Caso a resposta seja positiva, é importante analisar o segmento com o qual pretende trabalhar e se a capacidade de investimento é adequada para garantir os primeiros meses de operação.

Passados esses momentos de análise, é hora de pesquisar sobre a franqueadora, verificando, por exemplo:

  • Quantas lojas já possui;
  • Quantos anos está no mercado;
  • Qual a média de faturamento que ela tem; 
  • Se as marcas, desenhos industriais e/ou patentes licenciados estão vigentes e não existem conflitos relacionados com estes bens.

Conversar pessoalmente com o responsável (franqueador) e outros franqueados também é importante, pois permite conhecer melhor sobre a rede e tirar todas as dúvidas que envolvem aquela franquia em especial.

Decidido sobre qual caminho seguir, comece a procurar um ponto comercial, preferencialmente em uma região de fácil acesso e que apresenta grande visibilidade, ou aqueles pontos comerciais indicados pelo franqueador, que certamente também tem as mesmas preocupações que os franqueados.

Definidas essas questões, é hora de assinar o contrato em si. A franqueadora irá redigir uma Circular de Oferta de Franquia (COF), que nada mais é que um pré-contrato em que são definidos todos os detalhes da franquia (o modelo de negócio).

É essencial ficar atento a algumas informações que devem constar nesses documentos, como:

  1. Taxa de abertura de franquia;
  2. Royalties e formas de pagamento;
  3. Fundo de Propaganda.

Além disso, a Circular de Oferta de Franquia apresenta informações essenciais sobre a rede, incluindo o que será exigido do franqueado antes e após a assinatura do contrato. É importante ter ciência desses dados, para evitar desgastes e frustrações ao longo do caminho.

Não tenha medo de abrir uma franquia

Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), a estimativa é que o setor de franquias aumente de 8% a 10% o seu faturamento. Logo, é uma opção de negócio promissor, desde que escolhido com a cautela necessária.

Avalie o segmento que combina mais com o seu perfil e pesquise bem sobre os sistemas de franquias disponíveis. Após escolher, pesquise sobre a empresa e tenha a garantia de que o modelo é benéfico para ambas as partes.

Para garantir o melhor negócio, o ideal é contar com a ajuda de um especialista para auxiliar ao longo de todo o processo. Entre em contato conosco e converse com um dos nossos profissionais!

“Se quiser saber mais sobre este tema, contate o autor ou o Dr. Cesar Peduti Filho.”
“If you want to learn more about this topic, contact the author or the managing partner, Dr. Cesar Peduti Filho.”

Recent Posts
Contact Us

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.