A Copa do mundo é nossa?

Como utilizar a copa do mundo para abastecer as redes sociais e atrair seguidores, sem cometer nenhuma infração.

2018-06-14t111809z_16198627

A Copa do Mundo começou dia 14 de junho e vai até o dia 15 de julho. Neste ano, quem sediará o maior evento futebolístico do mundo é a Rússia. Mas nem por isso, nós aqui do Brasil, não podemos aproveitar tal evento para abastecer as redes sociais e atrair mais seguidores.

E nós, amantes de futebol e preocupados com as infrações, preparamos uma lista prática para que não caiam nas armadilhas e se blindem contra possíveis infrações.

 

1. Marcas:

Diversas “expressões” comuns na copa do mundo são registradas como marca, tendo como titulares a própria FIFA e a CBF.

Para melhor ilustrar, as seguintes marcas somente poderão ser utilizadas por seus titulares ou patrocinadores devidamente autorizados:

– Copa do Mundo FIFA Rússia 2018;

– Fifa;

– Copa do Mundo

– Copa 2018;

– Rússia 2018 e

– Seleção Brasileira.

 

2. Imagens oficiais:

São de uso exclusivo da Fifa e seus patrocinadores todas as imagens oficiais, como:

– Emblema oficial da Copa do Mundo;

– Identidade Visual das Competições

– Mascote

– Troféu

– Tabela de Jogos e

– Pôster Oficial.

 

3. Marketing de Emboscada:

O Marketing de emboscada, também conhecido como ambush marketing, trata-se de ações publicitárias paralelas a um evento feito por marcas não-patrocinadoras.

O Marketing de Emboscada é exatamente ‘pegar carona’ nesses eventos para promover a marca, sem ser o patrocinador oficial.

A FIFA é um órgão que atua fortemente para proteger seus patrocinadores, então, na dúvida se sua campanha ou ação publicitária se enquadra em Marketing de Emboscada, nos consulte.

Para aqueles que, por má-fé ou desconhecimento, utilizarem tais marcas, estarão sujeitos as sanções previstas em lei, incluindo indenização e multa.

Na dúvida sobre o que utilizar e como aproveitar a copa do mundo para promover seus negócios, estamos à disposição.

Advogada Autora do Comentário: Ellen Pires Camargo

Fontehttps://goo.gl/kFfxpP

Manchete: Como as empresas podem usar a Copa do Mundo nas redes sociais sem ter problemas com a Fifa

“Se quiser saber mais sobre este tema, contate o autor ou o Dr. Cesar Peduti Filho.”

“If you want to learn more about this topic, contact the author or the managing partner, Dr. Cesar Peduti Filho.”