COPA E MARKETING DE EMBOSCADA - Peduti Advogados Skip to content

COPA E MARKETING DE EMBOSCADA

COMENTÁRIO – Também conhecida por “ambush marketing”, esta forma de publicidade é uma prática muito comum daquelas empresas que tentam, de alguma forma, aproveitar-se da visibilidade atrelada a qualquer evento – esportivo ou não – que tenha o poder de atrair a atenção do público. A Copa do Mundo é um desses eventos que, indiscutivelmente, consegue atrair a atenção de todo o mundo. A cada partida realizada, inúmeros países estão com a atenção voltada para um único evento. É, portanto, uma excelente oportunidade para as empresas divulgarem suas marcas. Não é por menos que estas empresas, que procuram agir dentro da legalidade, investem verdadeiras fortunas para que possam, com exclusividade, explorar suas marcas, patrocinando oficialmente o evento. Entretanto, sempre há aquelas empresas que, muito embora não tenham investido um centavo sequer para o patrocínio do evento – não são, portanto, as patrocinadoras oficiais -, buscam alternativas para, de alguma forma, infiltrarem-se nos jogos. É o que, provavelmente, ocorreu com essas empresas nigerianas, que tentou ingressar no estádio e, de forma ilícita, chamar a atenção do público para suas marcas. Esta prática chega a ser bastante corriqueira durante os eventos de grande clamor popular e, se não reprimida com agilidade, os resultados serão altamente prejudiciais aos patrocinadores oficiais. Portanto, correta foi a postura das autoridades. “*Este comentário foi redigido meramente para fins de enriquecer o debate, não devendo ser considerado uma opinião legal para qualquer operação ou negócio específico.” Notícia comentada por Raphael Lemos Maia. Advogado especializado em Propriedade Intelectual, com ênfase em contencioso cível envolvendo direito de marcas, patentes, desenho industrial, repressão à concorrência desleal, direito autoral, direito de imagem e do entretenimento.

Nigerianos são barrados por tentativa de ‘marketing de emboscada

Cerca de 300 torcedores da Nigéria foram barrados neste sábado (21) ao tentar entrar na Arena Pantanal, em Cuiabá, vestindo camisetas, bonés e bandeiras de duas empresas –uma delas, uma ONG nigeriana. O estádio recebeu o jogo Nigéria X Bósnia. Como nenhuma das duas firmas faz parte da lista oficial de patrocinadores, o ato foi enquadrado como ação de “marketing de emboscada”. Para entrar, os torcedores tiveram que se desfazer de todo o material de publicidade para não serem autuados pela Lei Geral da Copa (pena de 3 meses a 1 ano). Uma das empresas identificadas é a ONG Tan (Transformation Embassadors of Nigeria), que atua, segundo a pagina oficial, “promovendo a governança” em seu país. “Uma das empresas, quando viu que estávamos fiscalizando, deixou para entrar no segundo tempo do jogo, inclusive com instrumentos musicais, demonstrando o marketing de emboscada pelo ‘modus operandi’. Porém, também foi impedida”, disse a delegada de Defesa do Consumidor, Ana Cristina Feldner. A Fifa não apresentou queixa contra os torcedores. Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/esporte/folhanacopa/2014/06/1474396-nigerianos-sao-barrados-por-tentativa-de-marketing-de-emboscada.shtml

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Artigos Recomendados

Peduti Advogados é uma banca especializada na área de propriedade intelectual, entretenimento e tecnologia da informação. Com mais de 40 anos de tradição nestas áreas, nossa atuação resulta dos padrões de excelência almejados com a nossa prática e do expertise e conhecimento de nosso time de profissionais.
Artigos Recentes
Categorias

Entre em Contato:

R. Tenente Negrão, 140 – Itaim Bibi
São Paulo – SP | BRASIL, 04530-030

+55 (11) 3706-0353

peduti@peduti.com.br