O que é franquia? - Peduti Advogados Skip to content

O que é franquia?

Muitas pessoas já ouviram falar do termo, mas poucas, de fato, sabem o que é franquia e como ela funciona. 

Trata-se de um modelo de negócio em que a operação é copiada e transferida para um outro ponto comercial. Tudo devidamente autorizado por quem detém os direitos da marca e criou o conceito da empresa.

Conheça abaixo o que afinal é franquia, como é o seu funcionamento e os tipos existentes. Boa leitura!

O que é franquia?

Segundo a Lei nº 13.966/2019 (Lei de Franquias): “É o sistema pelo qual um franqueador autoriza por meio de contrato um franqueado a usar marcas e outros objetos de propriedade intelectual, sempre associados ao direito de produção ou distribuição exclusiva ou não exclusiva de produtos ou serviços e também ao direito de uso de métodos e sistemas de implantação e administração de negócio ou sistema operacional desenvolvido ou detido pelo franqueador, mediante remuneração direta ou indireta, sem caracterizar relação de consumo ou vínculo empregatício em relação ao franqueado ou a seus empregados, ainda que durante o período de treinamento.”

De forma simplificada, ele é considerado uma estratégia empresarial para distribuição e comercialização de serviços e produtos. Através dele, um empresário passa a ter o direito de utilizar uma marca já consolidada ou em franca expansão, mediante o pagamento de taxas.

A transferência de know-how, neste caso, nada mais é do que um “copia e cola”. Os processos a serem seguidos são os mesmos e há regras específicas quanto a comercialização e, inclusive, ambientação do local.

Como funciona o Sistema de Franquias?

O Sistema de Franquias é visto como uma alternativa para expandir um negócio. Para que essa rede seja criada, são necessários dois participantes:

  1. Franqueador: É o titular ou requerente de direitos sobre as marcas e outros objetos de propriedade intelectual negociados no âmbito do contrato de franquia, ou aquele expressamente autorizado pelo titular.
  2. Franqueado: Trata-se da Pessoa Física ou Jurídica que adere ao Sistema de Franquias, comprometendo-se a seguir o modelo definido pelo franqueados.

Um dos diferenciais desse tipo de rede é que o franqueado precisa pagar uma remuneração periódica, conhecida como royalty, pelo uso da marca e pelos serviços prestados pela franqueadora.

Além disso, para aderir ao sistema, há a chamada taxa de franquia, que é um valor único a ser pago na assinatura do contrato e que engloba os serviços e produtos para iniciar a empresa.  

Outros termos importantes quando se pensa em franquia são:

  • Fundo de Propaganda: Refere-se às taxas de publicidade que são pagas pelos franqueados e utilizadas para ações de marketing que beneficiam a todos. O valor acumulado é administrado pelo Conselho de Franqueados:
  • Circular de Oferta de Franquia (COF): Documento onde constam as informações sobre a franquia, a rede e tudo que será exigido do franqueado antes e após a assinatura do contrato.

Quais os tipos de franquias existentes?

Existem diversos tipos de franquias, porém há 3 modelos que se destacam no cenário brasileiro, de acordo com o Sebrae

São eles:

1. Franquia unitária

É a concessão de direito de abertura de uma única unidade, sendo que o local é determinado pelo franqueador. Exemplo desse tipo de franquia são as lojas e quiosques de shopping center.

2. Franquia master

É um modelo em que um subfranqueador assina um contrato que lhe dá direito a implantar ou terceirizar outras unidades em uma região específica.

É como se um empresário tivesse a exclusividade sobre a marca em uma cidade e pudesse abrir diversas lojas. Além de também ganhar royalties, fica responsável pelo treinamento e suporte.

3. Franquia de desenvolvimento de área

É uma cessão de direitos para exploração de uma região, em que o franqueado se responsabiliza por abrir mais de uma unidade em um limite de tempo. 

Conforme a região se desenvolve e a loja se consolida, o empresário pode vender as unidades, recebendo parte da taxa de franquia e royalties.

Abra já a sua franquia!

A franquia é um modelo de negócio consolidado e que apresenta vantagens e desvantagens – assim como todos os formatos. 

Se você decidiu que vai encarar o desafio, procure ajuda de um especialista. Ele auxiliará em todo o processo, desde a assinatura até a entrega do negócio, a fim de garantir que tudo andará conforme a lei. 

Acesse o nosso blog e confira mais artigos úteis para o seu negócio!

“Se quiser saber mais sobre este tema, contate o autor ou o Dr. Cesar Peduti Filho.”
“If you want to learn more about this topic, contact the author or the managing partner, Dr. Cesar Peduti Filho.”

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Artigos Recomendados

Peduti Advogados é uma banca especializada na área de propriedade intelectual, entretenimento e tecnologia da informação. Com mais de 40 anos de tradição nestas áreas, nossa atuação resulta dos padrões de excelência almejados com a nossa prática e do expertise e conhecimento de nosso time de profissionais.
Artigos Recentes
Categorias

Entre em Contato:

R. Tenente Negrão, 140 – Itaim Bibi
São Paulo – SP | BRASIL, 04530-030

+55 (11) 3706-0353

peduti@peduti.com.br