Onda de alterações de Política de Privacidade após o escândalo do Facebook… E o que isso significa para o usuário?

1-pesquisador-que-criou-o-aplicativo-que-coletou-os-dados-dos-usuarios-do-facebook-diz-que-cambridge-analytica-assegurou-que-o-trabalho-nao-tinha-nada-de-ilegal

O escândalo que envolveu o Facebook, referente ao uso indevido de dados de usuários por diversas empresas (como a extinta Cambridge Analytica), motivou não só a convocação de seu CEO, Mark Zuckerberg, e as alterações legislativas europeias, mas como também uma onda de alterações de Política de Privacidade, diversas mídias sociais (como o Twitter) e lojas virtuais (Steam) introduziram diversas mudanças em suas políticas de privacidade.

Em síntese, é bastante provável que você já tenha recebido uma verdadeira avalanche de e-mails nesse sentido, e principal pergunta é saber o que efetivamente isso significa para o usuário. A começar pelo óbvio, o uso indevido de dados era prática “comum” e o escândalo do Facebook é só a ponta do iceberg, porém, o mais preocupante é o fato de que os “ajustes” foram realizado tão rapidamente, o que indica uma ciência das empresas entre o que deveriam fazer e o que estavam, efetivamente, fazendo com os dados dos usuários.

O principal resultado de todo esse caso, do ponto de vista do usuário, é que o uso de dados é ainda extremamente opaco e pouco transparente e que só se tornará mais transparente por meio de políticas públicas e ações governamentais que pressionem o setor privado à seguir nesse sentido.

Advogado Autor do Comentário: Luciano Del Monaco

Fonte: https://g1.globo.com/economia/tecnologia/noticia/facebook-altera-politica-de-dados-para-exibir-o-que-coleta-de-celulares-e-abranger-instagram-e-messenger.ghtml

Manchete: Facebook altera política de dados para exibir o que coleta de celulares e abranger Instagram e Messenger

 

“Se quiser saber mais sobre este tema, contate o autor ou o Dr. Cesar Peduti Filho.”

“If you want to learn more about this topic, contact the author or the managing partner, Dr. Cesar Peduti Filho.”