As patentes de medicamentos e a limitação de tratamentos médicos - Peduti Advogados Skip to content

As patentes de medicamentos e a limitação de tratamentos médicos

As patentes no âmbito da indústria farmacêutica e os efeitos que elas podem gerar no que tange ao acesso da população a medicamentos tem sido tema de importante discussão mundial. Recentemente, o foco deste debate voltou-se à Hepatite C e seu tratamento via Sofosbuvir. A hepatite C é uma doença silenciosa, viral e que acarreta na inflamação do fígado, apresentando sintomas como dor abdominal, inchaço, perda de apetite e até mesmo sangramentos no esôfago ou no estômago.

Atualmente, uma das maiores preocupações dos governos é justamente descobrir medicamentos eficazes para a cura da doença, como no caso do Brasil, que tem como meta eliminar a patologia até 2030. Neste cenário, surge o medicamento Sofosbuvir, o qual tem potencialidade para curar a Hepatite C em mais de 95% (noventa e cinco por cento) dos casos. Todavia, em setembro, o Instituto Nacional da Propriedade Industrial – INPI concedeu patente – exploração monopolizada por determinado lapso temporal – sobre o medicamento à farmacêutica americana Gilead, o que impede a produção de genéricos. Nada mais justo, pois a empresa simplesmente buscou proteger a sua invenção como forma de ter o retorno do investimento em pesquisa e desenvolvimento.

Da mesma forma que está previsto em lei o monopólio para a exploração da patente, através da Constituição Federal e da Lei da Propriedade Industrial, também há previsão legal para o atendimento ao interesse público, qual seja: a licença compulsória da patente. No último dia 30 o tema foi levado à discussão no Senado Federal, em caráter de urgência, com o intuito de aprovar decreto legislativo que visa a licença compulsória da patente, popularmente conhecida como “quebra da patente”. Países como Egito, Argentina e China não concederam a patente à Gilead, outros, como o Chile, caminham para a licença compulsória do medicamento, e o Brasil, por sua vez, deve decidir em breve o futuro do alcance do tratamento no país a partir do uso de Sofosbuvir.

Advogada Autora do Comentário: Beatriz Narciso de Oliveira
Manchete: Senado articula derrubar patente de medicamento contra hepatite C
Fonte

“Se quiser saber mais sobre este tema, contate o autor ou o Dr. Cesar Peduti Filho.”
“If you want to learn more about this topic, contact the author or the managing partner, Dr. Cesar Peduti Filho.”

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Artigos Recomendados

Peduti Advogados é uma banca especializada na área de propriedade intelectual, entretenimento e tecnologia da informação. Com mais de 40 anos de tradição nestas áreas, nossa atuação resulta dos padrões de excelência almejados com a nossa prática e do expertise e conhecimento de nosso time de profissionais.
Artigos Recentes
Categorias

Entre em Contato:

R. Tenente Negrão, 140 – Itaim Bibi
São Paulo – SP | BRASIL, 04530-030

+55 (11) 3706-0353

peduti@peduti.com.br