Projeto Baunilha do Cerrado nos ensina sobre a natureza das marcas Skip to content

O que o Projeto Baunilha do Cerrado nos ensina sobre a natureza das marcas

Em abril, a linha Ecossocial Kalunga foi lançada, tendo como principal porta voz o chef Alex Atala. É possível adquirir arroz de pilã, farinha de mandioca, gergelim kalunga e baunilha do cerrado no box que a Associação Instituto Atá mantém no Mercado de Pinheiros.

Mas existe uma disputa que acontece na origem desses produtos, o Sítio Histórico e Patrimônio Cultural Kalunga, e que prejudica os produtores dos alimentos que circulam sob o selo “Ecossocial Kalunga”.

Inicialmente cumpre esclarecer que os produtos comercializados pelo chef Atala no Mercado de Pinheiros são fruto de uma parceria entre a Associação Instituto Atá e a Associação Quilombo Kalunga. Desta parceria deveria florescer o ganho de conhecimento sobre os alimentos cultivados no cerrado e também a contrapartida financeira para as comunidades que fornecem esse conhecimento.

Tal parceria não gerou os frutos merecidos pela Associação Quilombo Kalunga, que inclusive foi surpreendida com a notícia do registro da marca “Baunilha do Cerrado” pela Associação Instituto Atá, feita como marca de serviço.

Neste ponto apresentamos as diferentes naturezas que uma marca pode ter: de serviço, de produto e coletiva. As marcas de serviço e de produto só podem ser utilizadas por seu titular e por terceiros devidamente licenciados. Já a marca coletiva tem seu uso autorizado para membros de uma pessoa jurídica que represente uma coletividade, podendo ser Associação, Cooperativa, Sindicato, entre outros exemplos.

Voltando à marca “Baunilha do Cerrado”: como a marca foi registrada como de serviço, apenas seu titular tem direito de utilizá-la. Segundo o portal De Olho nos Ruralistas, o Chef Atala disse que os Kalungas estão liberados para utilizar a marca, mas na prática, essa liberação não gera segurança aos Kalungas e nem retorno financeiro.

Esse impasse poderia ser resolvido de uma maneira que respeita os produtores e comerciantes da Baunilha do Cerrado: o depósito de marca coletiva. Como tem uma finalidade distinta das marcas de serviço e de produto, a marca coletiva indica que determinado produto ou serviço provém de membros de uma determinada entidade. Dessa maneira, os membros da entidade podem utilizar a marca sem necessidade de licença de uso.

Tal formato foi o imaginado pelos Quilombolas, que pretendiam explorar economicamente a produção agrícola da região sem a dependência de intermediários.

A Associação Instituto Atá ainda está em tempo de corrigir os pedidos ainda não deferidos, ou até mesmo depositar novos sob outra natureza, garantindo aos Quilombolas a segurança de utilizar uma marca que identifica algo que sempre foi deles.

Advogada Autora do Comentário: Vittória Cariatti Lazarini
Manchete: Alex Atala registra marcas da baunilha do Cerrado, alimento tradicional dos quilombolas
Fonte

“Se quiser saber mais sobre este tema, contate o autor ou o Dr. Cesar Peduti Filho.”
“If you want to learn more about this topic, contact the author or the managing partner, Dr. Cesar Peduti Filho.”

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Artigos Recomendados

Peduti Advogados é uma banca especializada na área de propriedade intelectual, entretenimento e tecnologia da informação. Com mais de 40 anos de tradição nestas áreas, nossa atuação resulta dos padrões de excelência almejados com a nossa prática e do expertise e conhecimento de nosso time de profissionais.
Artigos Recentes
Categorias

Entre em Contato:

R. Tenente Negrão, 140 – Itaim Bibi
São Paulo – SP | BRASIL, 04530-030

+55 (11) 3706-0353

peduti@peduti.com.br