Como o Compliance Digital pode ajudar a sua empresa! - Peduti Advogados Skip to content

Como o Compliance Digital pode ajudar a sua empresa!

Nas últimas décadas o avanço da tecnologia vem mudando a forma de interação nas relações sociais e empresariais na sociedade moderna, o avanço e desenvolvimento de novas ferramentas e tecnologias se tornam cada vez mais veloz e frequente no âmbito social, comportamento esse que acarreta mudanças drásticas no cotidiano e trajetória dos usuários gerando indivíduos e empresas cada vez mais dependentes e conectados ao mundo digital. 
 
Neste contexto, a constante mudança produzida por tal evolução acaba por exigir que empresas e indivíduos adotem novas medidas e meios de se relacionar, produzir e gerenciar as suas atividades, dados e informações assumem um papel econômico e estratégico para as empresas que consecutivamente acabam por trafegar e compartilhar em maior volume e meio tais artefatos. 
 
Novas tecnologias e formas de armazenamento de informações urgem na sociedade a cada dia e com maior frequência, hoje os dados podem trafegar por diversas plataformas variando entre dispositivos corporativos como servidores e computadores bem como em dispositivos pessoais tais como smartphones, tablets e notebooks. 
 
Neste cenário, indivíduos e empresas passaram a se preocupar cada vez mais com a segurança e a integridade do compartilhamento, armazenamento e gerenciamento de tais informações, urge então a modalidade de conformidade intitulada de Compliance Digital. 

 

 

O Compliance Digital em conjunto com a área de tecnologia da informação funciona como a ferramenta capaz de proporcionar a análise e mitigação de riscos adotando medidas preventivas para a proteção das informações diante de ameaças internas e externas da organização, sendo assim, um trabalho em conjunto com o departamento abordará os aspectos técnicos da segurança da informação enquanto a área jurídica observa a legislação e elabora códigos de ética e conduta, regulamentos internos de segurança da informação e políticas de privacidade. 
 
A adoção de um programa de Compliance Digital não possui somente o cunho institucional, mas também viabiliza que a empresa esteja em conformidade com as normativas digitais tais como, a lei 13.709/2018 (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais) e a lei 10.406/2002 (Marco Civil da Internet) 
 
No entanto, para que um programa de integridade obtenha sucesso no rumo a conformidade digital, se faz necessário que as empresas realizem a busca e contem com profissionais especializados na área, contando com serviços e consultorias que abordem os aspectos de implementação, desenvolvimento e manutenção do programa. 
 
O Compliance Digital ainda é considerado como uma ferramenta relativamente nova para a realidade brasileira, porém, indispensável ao cenário digital atual, proporcionando um ambiente empresarial seguro e eficiente nas relações com clientes e fornecedores bem como, oportunizando às instituições uma vantagem competitiva no mercado. 

Advogado autor do comentário: Felipe Liphaus Correia de Carvalho

Se quiser saber mais sobre este tema, contate o autor ou o Dr. Cesar Peduti Filho.

If you want to learn more about this topic, contact the author or the managing partner, Dr. Cesar Peduti Filho.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Artigos Recomendados

Peduti Advogados é uma banca especializada na área de propriedade intelectual, entretenimento e tecnologia da informação. Com mais de 40 anos de tradição nestas áreas, nossa atuação resulta dos padrões de excelência almejados com a nossa prática e do expertise e conhecimento de nosso time de profissionais.
Artigos Recentes
Categorias

Entre em Contato:

R. Tenente Negrão, 140 – Itaim Bibi
São Paulo – SP | BRASIL, 04530-030

+55 (11) 3706-0353

peduti@peduti.com.br