Entenda como as fake news podem influenciar as eleições - Peduti Advogados Skip to content

Entenda como as fake news podem influenciar as eleições

A divulgação de fake news (notícias falsas) nas eleições pode acarretar muitos males para a sociedade. Com o objetivo de enganar a população e espalhar mentiras, seja para prejudicar alguém ou obter algum benefício próprio, elas estão fortemente ligadas ao campo político, podendo influenciar até mesmo o resultado nas urnas.

Com o uso da internet e das redes sociais, o poder de viralização de notícias falsas vem crescendo cada vez mais, criando um cenário preocupante. 

Pensando nisso, neste artigo, falaremos sobre as fake news nas eleições e como elas podem interferir na decisão dos cidadãos. Entenda!

As características das fake news nas eleições

O termo fake news começou a se popularizar em 2016, justamente em contexto eleitoral. Naquele ano, os Estados Unidos passavam pela disputa presidencial em que boatos ajudaram a eleger Donald Trump.

Seja qual for a área em que elas estejam relacionadas, as fake news costumam apresentar algumas características típicas, o que pode ajudar as pessoas a identificarem ou suspeitarem que a notícia é falsa. Alguns desses indícios são:

  • As fake news nas eleições costumam ser sensacionalistas e/ou conspiratórias;
  • O conteúdo tende a não ter embasamento e não contar com uma boa estrutura argumentativa;
  • Geralmente, elas estão ligadas a um compartilhamento excessivo e irrefletido;
  • Faltam dados que ajudam a conferir veracidade, como data, fonte e autoria;
  • Podem conter nomes de pessoas, órgãos e instituições usados indevidamente;
  • A informação não é veiculada em outros meios de comunicação confiáveis.

Além disso, uma forte característica das fake news é que muitas delas estão ligadas ao âmbito da política. Assim, um eleitor que não se atenta à veracidade das informações pode ser induzido por mentiras e ter sua decisão influenciada por falsas notícias.

As fake news e sua influência no âmbito das eleições

Como vimos, as eleições nos EUA em 2016 foram um grande exemplo de como as fake news nas eleições podem influenciar a tomada de decisão dos cidadãos. Mas não é só lá que isso aconteceu!

No Brasil, em 2018, várias fake news possivelmente beneficiaram a candidatura de Bolsonaro. Muitos boatos, que podem ter interferido na decisão dos eleitores, circularam nas redes sociais durante a campanha do candidato vencedor das eleições de 2018, tais como:

  • A desinformação de que o candidato adversário, Haddad, teria criado o “kit gay”;
  • A invenção de que Adélio Bispo, que agrediu Bolsonaro com uma facada, seria filiado ao PT;
  • A montagem em uma foto do rosto de Adélio Bispo perto do ex-presidente Lula;
  • A imagem com o logotipo da campanha de Haddad, atrelando-o à falsa intenção de legalizar a pedofilia.

O fato é que disseminar notícias falsas é algo muito grave e faz as pessoas tomarem decisões que podem ser prejudiciais no futuro, como ocorre no âmbito da política. Inclusive, o impacto das fake news nas eleições nacionais de 2018 é um assunto investigado pelo Tribunal Superior Eleitoral.

Mas, apesar dos alertas, as fake news nas eleições de 2020 podem continuar se fortalecendo; visto que, com a pandemia e o aumento da virtualização nas nossas vidas, as campanhas tendem a ser ainda mais digitais.

Por isso, é fundamental analisar sempre a veracidade das informações e pesquisar sobre o assunto. Algumas agências de fact checking podem ajudar os cidadãos nesse sentido, como Agência Lupa, Aos Fatos e Agência Pública.

Gostou desse artigo? Então, acompanhe outros conteúdos em nosso blog!

Se quiser saber mais sobre este tema, contate o autor ou o Dr. Cesar Peduti Filho.

If you want to learn more about this topic, contact the author or the managing partner, Dr. Cesar Peduti Filho.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Artigos Recomendados

Peduti Advogados é uma banca especializada na área de propriedade intelectual, entretenimento e tecnologia da informação. Com mais de 40 anos de tradição nestas áreas, nossa atuação resulta dos padrões de excelência almejados com a nossa prática e do expertise e conhecimento de nosso time de profissionais.
Artigos Recentes
Categorias

Entre em Contato:

R. Tenente Negrão, 140 – Itaim Bibi
São Paulo – SP | BRASIL, 04530-030

+55 (11) 3706-0353

peduti@peduti.com.br