O que é e como usar a caducidade | Peduti Advogados Skip to content

O que é e como usar a caducidade

Diferente da forma como patentes e direitos autorais tem “prazo de validade”, as marcas podem ter seu registro prorrogados indefinidamente pelo seu titular.

Por conta dessa possibilidade de propriedade perpétua, foi criada a caducidade, que busca garantir que a marca cumpra sua função social.

Primeiramente explicamos qual tipo de marca pode ser objeto de caducidade:

  • Marcas que foram deferidas há mais de cinco anos e que ainda não foram colocadas em uso por seu titular.
  • Marcas antigas que já foram utilizadas por seu titular, mas encontram-se ociosas há no mínimo cinco anos.
  • Marcas antigas que ainda são utilizadas pelo titular, porém não da maneira como estão registradas no INPI (no caso de marca mista)

Também é importante ressaltar que não é qualquer um que pode pedir a caducidade de uma marca. Na petição de requerimento, o interessado deve justificar o legitimo interesse na marca que será objeto de caducidade. Essa justificativa pode ser baseada em direitos já adquiridos ou expectativa de direitos.

caducidade de marca

Superados os requisitos de admissibilidade, o titular da marca objeto do pedido poderá apresentar provas de uso, ou justificar o desuso, buscando sempre a manutenção da marca sob sua titularidade. Dentre as razões para o desuso da marca, destacam-se impedimentos legais, especialmente referentes à dificuldade na importação de produtos ou o aguardo de decisão sobre ação judicial de nulidade do registro.

Por fim, o INPI irá apreciar todos os argumentos apresentados e decidirá pela caducidade da marca, que pode ser total (cancelamento do registro) ou parcial (exclusão de algumas especificações do registro para que esteja de acordo com o uso atual), ou pela manutenção do registro, caso fique comprovado o uso ou devidamente justificado o desuso.

Advogada Autora do Comentário: Vittória Cariatti Lazarini

“Se quiser saber mais sobre este tema, contate o autor ou o Dr. Cesar Peduti Filho.”
“If you want to learn more about this topic, contact the author or the managing partner, Dr. Cesar Peduti Filho.”

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Artigos Recomendados

Peduti Advogados é uma banca especializada na área de propriedade intelectual, entretenimento e tecnologia da informação. Com mais de 40 anos de tradição nestas áreas, nossa atuação resulta dos padrões de excelência almejados com a nossa prática e do expertise e conhecimento de nosso time de profissionais.
Artigos Recentes
Categorias

Entre em Contato:

R. Tenente Negrão, 140 – Itaim Bibi
São Paulo – SP | BRASIL, 04530-030

+55 (11) 3706-0353

peduti@peduti.com.br