O que são fake news e quais são as consequências? - Peduti Advogados Skip to content

O que são fake news e quais são as consequências?

As fake news, ou notícias falsas, são um tema bastante debatido atualmente, pois podem trazer consequências. Contudo, não é de agora que esse termo existe. Segundo o dicionário Merriam-Webster, a expressão teria surgido no final do século XIX.

Mas o fato é que, com a intensificação do uso da internet – e especialmente das redes sociais –, a propagação das fake news ganhou uma dimensão muito maior nos dias de hoje.

Muitas vezes espalhadas sem o mínimo de reflexão, as fake news podem trazer sérios prejuízos à sociedade, além de prejudicar o acesso à informação verdadeira.

Pensando nisso, vamos explicar o que são fake news e as consequências de divulgá-las. Entenda a seguir!

O que são fake news?

As fake news são notícias com conteúdo propositalmente falso, geralmente usadas com interesses escusos, como benefícios econômicos ou políticos.

Essas notícias também podem ser parciais ou tendenciosas, criadas com o intuito de ludibriar a população, espalhar boatos, propagar mentiras e disseminar o ódio.

O uso do termo se popularizou durante as eleições presidenciais dos Estados Unidos em 2016. Segundo uma análise realizada pelo BuzzFeed News, as notícias falsas sobre eleição nos EUA tiveram mais alcance do que as notícias reais.

Outro exemplo foi a fake news de que haveria uma nova greve de caminhoneiros, no segundo semestre de em 2018 no Brasil. A informação circulou pelo aplicativo WhatsApp, mas foi desmentida pela Associação Brasileira de Caminhoneiros (Abcam).

E, além dos campos social e político, os boatos divulgados em redes sociais podem alcançar os mais variados setores. Até mesmo na saúde, as fakes news têm atrapalhado o trabalho de médicos em meio à pandemia.

Quais as consequências de divulgar fake news?

Uma notícia falsa, por mais ingênua que possa parecer, é sempre prejudicial, pois induz ao erro e contribui para a desinformação da população.

Além disso, as fake news interferem na ação, na tomada de decisão e até mesmo no posicionamento político das pessoas. Nesse aspecto, por exemplo, especialistas afirmam que boatos ajudaram a eleger Donald Trump nos EUA.

E as consequências das fake news são tão graves que podem inclusive colocar vidas em risco ou prejudicar a saúde das pessoas, como no caso das notícias veiculadas a respeito do uso de hidroxicloroquina no tratamento contra a Covid-19.

Nesse contexto, é importante reforçar que a internet e, sobretudo, as redes sociais têm um importante papel na disseminação de fake news.

Isso porque, o meio online é propício para o rápido compartilhamento dos boatos e, devido à facilidade de acesso, as notícias falsas conseguem alcançar um grande número de pessoas.

Para o combate às fake news, vale lembrar que existem alguns instrumentos jurídicos que podem ser aplicados, como o Código Penal, a Lei das Contravenções Penais, o Código Civil, o Marco Civil da Internet e a legislação eleitoral.

Contudo, a legislação brasileira ainda não tipifica esse crime, especialmente no caso da internet. Além disso, sabe-se que o Poder Judiciário nem sempre se mostra eficaz em dar respostas rápidas no combate à proliferação de fake news.

Por isso, uma das melhores formas da população contribuir é checar a veracidade das informações, antes de considerá-las verdadeiras e, principalmente, antes de compartilhá-las.

Gostaria de acompanhar mais assuntos do mundo jurídico? Então, confira outros artigos em nosso blog!

Se quiser saber mais sobre este tema, contate o autor ou o Dr. Cesar Peduti Filho.

If you want to learn more about this topic, contact the author or the managing partner, Dr. Cesar Peduti Filho.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Artigos Recomendados

Peduti Advogados é uma banca especializada na área de propriedade intelectual, entretenimento e tecnologia da informação. Com mais de 40 anos de tradição nestas áreas, nossa atuação resulta dos padrões de excelência almejados com a nossa prática e do expertise e conhecimento de nosso time de profissionais.
Artigos Recentes
Categorias

Entre em Contato:

R. Tenente Negrão, 140 – Itaim Bibi
São Paulo – SP | BRASIL, 04530-030

+55 (11) 3706-0353

peduti@peduti.com.br