In Blog

1-pesquisador-que-criou-o-aplicativo-que-coletou-os-dados-dos-usuarios-do-facebook-diz-que-cambridge-analytica-assegurou-que-o-trabalho-nao-tinha-nada-de-ilegal

O escândalo que envolveu o Facebook, referente ao uso indevido de dados de usuários por diversas empresas (como a extinta Cambridge Analytica), motivou não só a convocação de seu CEO, Mark Zuckerberg, e as alterações legislativas europeias, mas como também uma onda de alterações de Política de Privacidade, diversas mídias sociais (como o Twitter) e lojas virtuais (Steam) introduziram diversas mudanças em suas políticas de privacidade.

Em síntese, é bastante provável que você já tenha recebido uma verdadeira avalanche de e-mails nesse sentido, e principal pergunta é saber o que efetivamente isso significa para o usuário. A começar pelo óbvio, o uso indevido de dados era prática “comum” e o escândalo do Facebook é só a ponta do iceberg, porém, o mais preocupante é o fato de que os “ajustes” foram realizado tão rapidamente, o que indica uma ciência das empresas entre o que deveriam fazer e o que estavam, efetivamente, fazendo com os dados dos usuários.

O principal resultado de todo esse caso, do ponto de vista do usuário, é que o uso de dados é ainda extremamente opaco e pouco transparente e que só se tornará mais transparente por meio de políticas públicas e ações governamentais que pressionem o setor privado à seguir nesse sentido.

Advogado Autor do Comentário: Luciano Del Monaco Fonte: https://g1.globo.com/economia/tecnologia/noticia/facebook-altera-politica-de-dados-para-exibir-o-que-coleta-de-celulares-e-abranger-instagram-e-messenger.ghtml Manchete: Facebook altera política de dados para exibir o que coleta de celulares e abranger Instagram e Messenger   “Se quiser saber mais sobre este tema, contate o autor ou o Dr. Cesar Peduti Filho.” “If you want to learn more about this topic, contact the author or the managing partner, Dr. Cesar Peduti Filho.”

Recommended Posts
Contact Us

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.