Saiba as consequências de utilizar a marca de concerrentes como palavra chave Skip to content

Você pretende utilizar a marca de seu concorrente como uma palavra-chave em anúncio patrocinado? Saiba as consequências advindas desta escolha.

Tema recorrentemente levado a análise do Judiciário é a utilização de Marca de Concorrente como palavra-chave em anúncio patrocinado do Google.

O entendimento majoritariamente aplicado pelos Tribunais de Justiça do País, em especial o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, é de que, ao se utilizar uma marca registrada de um concorrente como palavra-chave em anúncio patrocinado se configura concorrência desleal.

Na última semana a 1ª Câmara Reservada de Direito Empresarial do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo se debruçou novamente sobre o tema no julgamento de um Agravo de Instrumento nº 2066080-48.2019.8.26.0000. Neste caso, uma empresa de consultoria de recursos humanos ingressou com ação requerendo a abstenção de uso, assim como a condenação de 5 outras empresas do segmento, assim como do Google Brasil, em danos materiais e morais, pelo uso indevido de sua marca como anúncio no Google AdWords.

Fonte: Go-travels

O juízo de primeira instância indeferiu o pedido liminar para as empresas concorrentes se absterem de utilizar a marca da Autora, assim como para que o Google retirasse os anúncios de sua plataforma, entretanto, o Desembargador Cesar Ciampolini, relator do recurso, entendeu que a Autora demonstrou por meio de documentos a vinculação de sua marca registrada, em anúncios das Rés, suas concorrentes diretas, em resultado de busca na página de pesquisas do Google.

Em sua decisão o relator levou em conta o risco de dano irreparável que a Autora pode sofrer por conta da utilização indevida de usa marca, já que a conduta praticada resulta em possível desvio de clientela da Autora, deferindo a liminar para que o Google desvincule os anúncios da rés, concorrentes da Autora, nos termos de pesquisa de sua plataforma.

Caso estejam utilizando sua marca como link patrocinado ou tenha alguma dúvida sobre o assunto, estamos à disposição para ajuda-los.

Advogado Autor do Comentário: Rafael Bruno Jacintho de Almeida
Manchete: Empresas não podem usar marca de concorrente em palavras-chave ao anunciar na internet
Fonte 

“Se quiser saber mais sobre este tema, contate o autor ou o Dr. Cesar Peduti Filho.”
“If you want to learn more about this topic, contact the author or the managing partner, Dr. Cesar Peduti Filho.”

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Artigos Recomendados

Peduti Advogados é uma banca especializada na área de propriedade intelectual, entretenimento e tecnologia da informação. Com mais de 40 anos de tradição nestas áreas, nossa atuação resulta dos padrões de excelência almejados com a nossa prática e do expertise e conhecimento de nosso time de profissionais.
Artigos Recentes
Categorias

Entre em Contato:

R. Tenente Negrão, 140 – Itaim Bibi
São Paulo – SP | BRASIL, 04530-030

+55 (11) 3706-0353

peduti@peduti.com.br