In Blog

Uma arquiteta que foi contratada, pela prefeitura, para elaborar um projeto arquitetônico de um prédio residencial e, teve o seu projeto arquitetônico plagiado por um colega de profissão. O plágio só foi descoberto porque a irmã da arquiteta trabalhava na prefeitura e teve acesso ao projeto apresentado por outro arquiteto, que constatou tratar-se do projeto de sua irmã. 

Sendo assim, a arquiteta se socorreu do judiciário para pleitear indenização pelo uso não autorizado (plágio) do seu projeto.

O projeto arquitetônico é protegido pela lei de direito autoral nº 9.610/98, em seu artigo 7º inciso X. Os direitos autorais dizem respeito aos direitos morais e patrimoniais do titular da obra.

Plágio de projeto arquitetônico

Fonte: Migalhas

Os direitos morais são intransferíveis, irrenunciáveis e inalienáveis e estão relacionados aos direitos de personalidade da pessoa, como por exemplo o autor da obra tem o direito moral de manter a sua obra inédita. Enquanto que os direitos patrimoniais estão relacionados aos direitos econômicos da exploração de sua obra, como por exemplo licenciar a sua obra a terceiro e em contrapartida obter um pagamento por isso.

Assim, qualquer forma de uso de uma obra protegida por direito autoral deverá ser previamente autorizada por seu titular, caso contrário o usuário estará violando o direito de terceiro e deverá ressarci-lo por isso.

No caso em questão, como a perícia técnica constatou que de fato houve a violação do projeto arquitetônico, o colega da arquiteta foi condenado ao pagamento no valor de R$ 40.000,00 de indenização. Porém, em segunda instância, a 18ª Câmara Cível de Tribunal de Justiça-MG minorou o valor dessa indenização pra R$ 25.000,00.

Advogada Autora do Comentário: Adriana Garcia da Silva
Manchete: Engenheira que teve projeto de obra plagiado será indenizada
Fonte 

“Se quiser saber mais sobre este tema, contate o autor ou o Dr. Cesar Peduti Filho.”
“If you want to learn more about this topic, contact the author or the managing partner, Dr. Cesar Peduti Filho.”

Recent Posts
Contact Us

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.