Por que abrir uma franquia? Conheça os pontos positivos e negativos - Peduti Advogados Skip to content

Por que abrir uma franquia? Conheça os pontos positivos e negativos

Franquia ou franchising empresarial, é um modelo de negócio no qual se replica este modelo, abrindo novas unidades desta marca, sob comando de diferentes empresários. No caso, o franqueador (dono dos direitos e know-how relacionados ao modelo de negócio) licencia o direito destes direitos e uso dos seus produtos e/ou serviços para um franqueado (interessado no negócio).  

Mas afinal, por que abrir uma franquia é visto como algo interessante? Neste artigo, apontaremos as principais vantagens de aderir a esse sistema, bem como os desafios que podem surgir ao longo do caminho. Boa leitura!

Por que abrir uma franquia?

O sistema de franquia oferece diversas vantagens. Uma delas é o fato de integrar uma cadeia de negócio já estruturado, com relativo sucesso no mercado. Logo, a marca a ser explorada pelo franqueado já é conhecida e consolidada, sendo este um dos principais benefícios do modelo.

O Plano de Negócio também já existe, o que significa que a concorrência já foi analisada, bem como o ambiente e o público-alvo

Por estar participando de uma rede, é possível utilizar o know-how do franqueador e contar com todo o suporte operacional e técnico. Isso é importante porque empreender pode ser algo novo para o novo empresário e, portanto, qualquer dica e experiência é essencial para o sucesso do negócio.

Além disso, existem outros benefícios que justificam o porquê abrir uma franquia, veja!

  • Como o modelo já foi testado e tem todo o respaldo do franqueador, o risco de insucesso é menor;
  • Maior garantia de mercado, visto que o franqueado pode aproveitar a vantagem competitiva do seu franqueador – que já testou seu produto/serviços e sua marca;
  • Melhor planejamento dos custos e instalação, já que tudo que envolve a loja é fiscalizado e já aprovado previamente nas outras franquias;
  • Os custos com propaganda são rateados entre todos os franqueados da rede, assim como os equipamentos utilizados pelos franqueados são adquiridos em escala, logo, os custos são mais baixo;
  • Orientação e assistência administrativa, visto que existe um padrão que deve ser seguido por todos. Além disso, são oferecidos treinamentos contínuos aos franqueados que se aplicam ao modelo de negócio;
  • O franqueado possui independência jurídica e financeira em relação ao franqueador. Ele deve ter sua própria razão social e as operações financeiras são de sua responsabilidade;
  • Maior concentração nas vendas, visto que a responsabilidade de desenvolver novos produtos e serviços é do franqueador, podendo os franqueados auxiliar/sugerir novos produtos e/ou serviços.

Quais os desafios e desvantagens para o franqueado?

Apesar de existirem vantagens muito atrativas, a franquia também oferece alguns desafios que devem ser avaliados com cautela. 

Durante toda a vigência do contrato, o franqueador verifica se o modelo está sendo seguido adequadamente pelo franqueado. Isso significa que é feito um controle permanente para garantir a manutenção dos padrões pré-estabelecidos.

Logo, a franquia oferece pouca flexibilidade e limita o poder de decisão aos franqueados. Cada vez que o empresário deseja realizar uma ação ou trocar de fornecedor, por exemplo, precisa obter a autorização junto ao franqueador.

Outros desafios são:

  • Necessidade de pagamento de taxas e royalties para o uso da marca e outros direitos do franqueador, e para usufruir do modelo de negócio;
  • Está sujeito a incertezas e erros de gestão, ou seja, existem riscos de insucesso, mesmo que mitigados, já que é interesse do franqueador que todas as suas franquias sejam bem sucedidas;
  • Dificuldade na transferência do negócio, cabendo ao franqueador aprovar ou não o novo franqueado;
  • É preciso obedecer a determinação quanto a localização que a unidade será aberta, já que isso implica diretamente na aplicação de todo estudo que o franqueador faz relacionado ao público-alvo do negócio.

Será que ter uma franquia é uma boa ideia?

A franquia possui pontos positivos e negativos, assim como todos os negócios, e que devem ser avaliados com calma para então decidir se a franquia é o modelo ideal para você.

Como existem diversas regras, incluindo deveres e direitos, é importante buscar o auxílio junto a um especialista. Desta forma, é possível sanar todas as dúvidas e ter a certeza de estar fechando o melhor negócio.

Entre em contato conosco e agende uma conversa com um dos nossos especialistas!

“Se quiser saber mais sobre este tema, contate o autor ou o Dr. Cesar Peduti Filho.”
“If you want to learn more about this topic, contact the author or the managing partner, Dr. Cesar Peduti Filho.”

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Artigos Recomendados

Peduti Advogados é uma banca especializada na área de propriedade intelectual, entretenimento e tecnologia da informação. Com mais de 40 anos de tradição nestas áreas, nossa atuação resulta dos padrões de excelência almejados com a nossa prática e do expertise e conhecimento de nosso time de profissionais.
Artigos Recentes
Categorias

Entre em Contato:

R. Tenente Negrão, 140 – Itaim Bibi
São Paulo – SP | BRASIL, 04530-030

+55 (11) 3706-0353

peduti@peduti.com.br