Superior Tribunal de Justiça entende que expressão “País do Futebol” não pode ser registrada como marca. - Peduti Advogados Skip to content

Superior Tribunal de Justiça entende que expressão “País do Futebol” não pode ser registrada como marca.

A Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) no último dia 16, manteve o entendimento que a expressão “país do futebol” é um termo genérico e não pode ser registrada como uma marca.

Este entendimento foi exarado em acórdão referente ao Recurso Especial nº 1.746.911, originado de ação de nulidade proposta pela empresa PBC Comunicação, contra a empresa Canal Kids, titular do registro de marca “País do Futebol”, que recorria de acórdão do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2), que havia suspendido os efeitos do registro.

A empresa Canal Kids, prestadora de serviços relacionados a propaganda impressa e televisiva, cobrou o direito de uso sobre a expressão da PBC, que havia realizado uma campanha publicitárias para a rede de lojas esportivas Centauro, utilizando a expressão.

Os ministros, por maioria, mantiveram o entendimento do TRF2, que havia decidido que “País do Futebol” é uma expressão de domínio público, genérica, e, por este motivo, não poderia ter sido concedida com exclusividade a ninguém.

O ministro Paulo de Tarso Sanseverino, relator do Recurso Especial, declarou em seu voto que a expressão está “difundida e arraigada” no imaginário popular, pois remete à relação entre o Brasil e o futebol, o esporte mais praticado no país.

Relembrou ainda o ministro em seu voto que “País do Futebol” é expressão de domínio público, e já teria aparecido até na música de 1970, de Autoria de Milton Nascimento, denominada “Aqui é o País do Futebol”, assim como que “Apenas sinais visualmente perceptíveis que apresentem certo grau de distintividade podem ser registrados como marcas, sendo inviável o registro de sinais meramente genéricos, comuns ou descritivos”.

A ministra Nancy Andrighi, que era a relatora original do recurso, tinha interpretação diferente dos demais ministros, entretanto, ficou vencida pela maioria.

Em caso de dúvida ou curiosidade sobre o assunto estamos à disposição para ajuda-los.

Advogado Autor do Comentário: Rafael Bruno Jacintho de Almeida
Manchete: Expressão “País do Futebol” não pode ser registrada como marca, diz STJ
Fonte

“Se quiser saber mais sobre este tema, contate o autor ou o Dr. Cesar Peduti Filho.”
“If you want to learn more about this topic, contact the author or the managing partner, Dr. Cesar Peduti Filho.”

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Artigos Recomendados

Peduti Advogados é uma banca especializada na área de propriedade intelectual, entretenimento e tecnologia da informação. Com mais de 40 anos de tradição nestas áreas, nossa atuação resulta dos padrões de excelência almejados com a nossa prática e do expertise e conhecimento de nosso time de profissionais.
Artigos Recentes
Categorias

Entre em Contato:

R. Tenente Negrão, 140 – Itaim Bibi
São Paulo – SP | BRASIL, 04530-030

+55 (11) 3706-0353

peduti@peduti.com.br