Uma patente serve para proteger dispositivos, substâncias, métodos ou processos inovadores. Para obter uma patente, é necessário garantir que sua invenção cumpra os requisitos legais previstos no artigo 8 da Lei 9.279/96, sendo eles:
Uma patente de invenção tem como prazo de proteção 20 anos, enquanto uma patente de modelo de utilidade tem como prazo de proteção 15 anos, desde que as taxas de anuidade sejam pagas até o fim do prazo de proteção.
Uma vez que sua patente é concedida, o titular receberá o direito de explorar com exclusividade aquele invento. Com base neste direito, o titular terá a liberdade para licenciar para outra pessoa a fabricação e/ou a comercialização de sua invenção sob termos acordados, assim com o direito de impedir que outros fabriquem, usem ou vendam sua invenção sem sua permissão.
É importante lembrar que uma patente só oferece proteção no país em que você registrar aquela patente. Se você deseja proteção em outros países, precisará proteger seu invento naquele país específico.
Uma patente pode abranger uma ampla gama de invenções de áreas distintas, incluindo:
Em determinadas circunstâncias, as patentes também podem ser concedidas para invenções relacionadas a computadores, invenções biológicas e micro-organismos. Em circunstâncias mais limitadas, métodos de negócios também podem se qualificar.
Existem inventos que não podem ser protegidos como patentes, dentre eles:
A concessão do direito patentário garante ao titular:
SÓCIO ADMINISTRADOR – ADVOGADO E AGENTE DA PROPRIEDADE INDUSTRIAL
SÓCIA – COORDENADORA DA ÁREA CONTENCIOSA JUDICIAL
SÓCIA – COORDENADORA DA ÁREA INTERNACIONAL
Não, não custará tanto, mesmo considerando quaisquer serviços legais que você possa precisar.
A proteção de uma invenção por patente é a garantia de exploração com exclusividade do resultado de um projeto de pesquisa e desenvolvimento.
Muito é investido no desenvolvimento de processos, produtos, formulações etc. protegíveis por patente. Tais ativos somente serão passíveis de exploração com exclusividade se um processo de pedido de patente for iniciado.
O risco de não patentear uma invenção é explorar algo que pode ter sido protegido por patente por um concorrente. Nesse caso, uma ação judicial pode ser movida pelo dono da patente, que terá o direito de reivindicar toda a receita obtida com a exploração de sua patente.
Assim, o que pode custar milhares de reais é a falta de proteção de uma invenção por patente.
Um pedido provisório normalmente é mais abrangente e oferece ao titular uma proteção menos efetiva para sua invenção. Este atua como um sinal de que você pretende apresentar sua patente numa versão melhorada e definitiva em um breve futuro, reservando um lugar para sua invenção desde o momento do depósito da primeira patente.
Vamos imaginar que um concorrente tenha enviado um pedido padrão para a mesma ideia antes de você enviar seu pedido de patente definitivo. Por ter apresentado seu pedido provisório antes do pedido definitivo deles, você terá uma maior chance de que sua patente seja deferida considerando uma comparação entre as reivindicações de sua patente provisória (e depois definitiva) e do seu concorrente.
Se você acabar não avançando com um pedido de patente definitivo, então seu concorrente terá o direito de proteger sua proteger o invento primeiro.
Não necessariamente. Se seu invento for semelhante, mas não exatamente igual (pode até mesmo chegar no mesmo resultado), você pode ter adicionado um ou mais pontos de diferença que diferenciem sua invenção da do terceiro e a tornem melhor do que existe disponível no mercado. A possibilidade de obter uma patente dependerá se esses pontos de diferença adicionam algo novo e inventivo. Se sim, ainda é possível obter uma patente.
Pergunte a si mesmo: alguém mais adicionaria isso se estivesse tentando fazer o que estou fazendo? Se a resposta for não, então você ainda pode proteger seu invento por patente.
Se você está preocupado que grandes corporações vão roubar sua ideia e você não terá dinheiro suficiente para enfrentá-las em tribunal, tenha em mente o seguinte:
Não há algo como uma 'patente mundial'. Você pode proteger sua invenção no Brasil e em mais de 180 países por meio de nosso escritório, mas será necessário buscar a proteção da patente país a país onde planeja explorar o invento.
Tenha em mente que seu invento só te garantirá o direito de exclusividade no país em que proteger este por patente, portanto, nos países em que não proteger outros terceiros poderão explorar seu invento seu remunerá-lo para tanto.
Todos os Advogados inscritos na Ordem dos Advogados do Brasil têm que obedecer ao Código de Ética e Conduta da entidade. Neste sentido, todos os advogados estão legalmente impedidos de:
Se você tiver problemas com um advogado, seja ele um especialista em propriedade intelectual ou qualquer outra área de Direito, você poderá apresentar uma denúncia formal à Coordenação Nacional de Fiscalização da OAB, ou até mesmo ingressar com uma ação judicial contra este advogado.
Não, não existe uma "polícia de patentes". É responsabilidade sua garantir que sua propriedade intelectual não seja infringida. Fique de olho nos produtos dos concorrentes e faça pesquisas ocasionais online para ver se alguém copiou sua invenção.
Você também pode contratar um advogado de patentes para ficar atento por você.
Se você detectar algum caso de possível infração no mercado – ou atos preparatórios para tanto – contate a Peduti Advogados.
É improvável que você receba ofertas de negócios apenas porque obteve uma patente. Será necessário comercializar sua invenção para agregar valor financeiro. A proteção da propriedade intelectual simplesmente protegerá sua invenção de ser roubada ou explorada por outros no mercado sem sua autorização e remuneração.
Antes de depositar sua patente, certifique-se de:
Uma patente pode ser de propriedade de:
Realize uma pesquisa completa e a nível mundial para garantir que sua invenção ainda não tenha sido criada em nenhum lugar do mundo e em nenhum momento da história. Para isso você deve pesquisar na internet, incluindo redes sociais, bancos de dados de patentes, incluindo bancos de dados internacionais e, por fim, banco de dados de artigos científicos. Se sua invenção já foi compartilhada publicamente antes de solicitar uma patente, ela não será elegível para proteção por patente (ao menos que se chegue ao resultado de maneira diversa e melhor).
A verificação do preenchimento dos requisitos de patenteabilidade, quais sejam, novidade, atividade inventiva e aplicação industrial, pode se dar com a elaboração de um parecer embasado nessa busca de anterioridades.
A Peduti Advogados possui equipe técnica de engenheiros e advogados para conduzir uma busca de anterioridades e opinar sobre a patenteabilidade de uma invenção.
Você precisará de:
Você precisará:
Com o depósito de sua patente, passados 18 meses será publicado na Revista da Propriedade Industrial sua patente. Isso significa que:
Até 36 meses após o depósito do pedido, você ou qualquer outro interessado pode solicitar o exame. Isso pode ser feito logo após o depósito da patente, requerendo antes a publicação antecipada da patente. Este processo tem uma taxa.
Você tem até 3 anos a partir da data de depósito para solicitar o exame e pagar a taxa associada. Se não o fizer, seu pedido de patente será arquivado.
Pode levar até 12 meses para que seu pedido de patente seja examinado.
Como citado, também é possível solicitar para que seu pedido se enquadre no trâmite Prioritário para que sua patente seja examinada mais rapidamente.
Uma patente protege legalmente novas tecnologias, dispositivos, substâncias ou processos. Você precisa ter certeza de que sua ideia é nova e inventiva antes de fazer a solicitação. Se ela já foi protegida por outra pessoa, ou se você a tornou pública há mais de 12 meses, sua ideia não será elegível para proteção por patente.
Se você deseja proteger:
Como algo se parece - solicite o registro de um Desenho Industrial
Uma nova variedade de planta que você desenvolveu – Solicite a proteção de cultivares no Serviço Nacional de Proteção de Cultivares
Se você decidir que uma patente não é a melhor opção para você, você pode:
Até que você tenha feito um pedido de patente ou decidido por outra opção para sua invenção, mantenha-a em segredo. Isso lhe dá a melhores chances de garantir uma patente.
Isso significa:
Se você já divulgou publicamente sua invenção, entra em um período de graça (de 12 meses). Isso significa que você tem 12 meses para depositar seu pedido de patente definitivo.
Se você tentar fazer o pedido após o período de 12 meses, a divulgação pública inicial pode impedir o deferimento e concessão de sua patente por não preencher os requisitos da novidade e atividade inventiva.
Uma invenção só pode ser protegida se for nova e inventiva. Portanto, é necessário garantir que sua invenção ainda não exista e não tenha sido protegida por outra pessoa.
Se você está tentando decidir se deve prosseguir com uma patente, pode depositar um pedido provisório enquanto decide. Ele ainda não fornece proteção, mas lhe dá 12 meses para decidir se prossegue com um pedido de patente definitivo.
Um pedido provisório:
Se você solicitar uma patente no Brasil, receberá proteção apenas nesta jurisdição.
Se você deseja proteger sua ideia no exterior, precisará considerar a proteção por patente em outros países onde pretende vender seu produto.
Obrigado pela mensagem!
Entraremos em contato em breve.
Parece que houve um erro.
Tente novamente mais tarde.